Os dois tipos de pensamentos que determinam o nosso destino

Existem dois tipos de pensamentos que determinam nosso destino: o pensamento passivo e o ativo.

Nenhum comentário
os-dois-tipos-de-pensamentos
Os dois tipos de pensamento

Pense em uma situação que você ficou sem ação. Agora reflita sobre o motivo de isso ter acontecido.

Você sentiu-se surpreendido? Foi inesperado? 

Agora avalie o quanto essa situação foi realmente inesperada. Um vírus mundial, é uma situação inesperada na vida de qualquer um, desde o mais novo ao mais velho, do mais pobre ao mais rico. Ainda assim, quanto antes a responsabilidade for assumida e as providências forem tomadas, menores serão os riscos e efeitos.

Entretanto, a maioria das situações que ocorrem no nossa vida não são de fato uma surpresa. Toda ação tem uma reação, todo ato tem uma consequência.

Isso significa que, utilizando um exemplo prático, se você pretende passar em uma prova importante, mas não estuda o suficiente, não pode considerar uma “surpresa” não ser aprovado. Se come demasiada gordura, não serão uma surpresa os quilos a mais na balança.

Você tem o poder de interferir nos acontecimentos e abrir o seu leque de possibilidades.

Muitas vezes o fracasso pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um dom. Quem consegue ter essa percepção pode superar muitos desafios na busca do conhecimento.

Uma atividade que você tem vontade, mas não sabe como fazer é uma habilidade não desenvolvida e você pode transformar isso com tentativas e práticas. 

Existem dois tipos de pensamentos distintos: o pensamento passivo e o pensamento ativo

No pensamento passivo as pessoas acreditam que as habilidades são da nossa natureza, que nascemos com elas ou não. Sendo assim, ela não tem o comando da sua própria vida. 

No pensamento ativo, as pessoas acreditam que as habilidades pessoais podem ser desenvolvidas e aprimoradas por meio de seu próprio empenho. Elas não desconsideram a sua natureza, mas interferem no processo. Dessa forma, a pessoa se sente no comando da sua vida. 

O pensamento ativo nada mais é do resiliência, uma palavra que tem sido bastante utilizada e que acaba parecendo banalidade. Devemos lembrar que a resiliência é a capacidade que o indivíduo possui para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Assim é o pensamento ativo, você se prepara para enfrentar as situações que possam surgir no seu caminho e quando se está preparado, a chance de você reagir e buscar uma solução é infinitamente maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s