Quando tudo estiver complicado ao seu redor, seja seu porto seguro.

Saiba como se manter consciente e ser seu porto seguro em meio a um periodo caótico.

Nenhum comentário
solidao-paz
Solidão e paz

Estamos atravessando uma época que nunca imaginaríamos viver. Uma realidade que parece saída de um filme de ficção científica, daqueles que sempre assistimos na televisão sem nunca acreditar que realmente chegaria esse dia.

O medo do invisível, do incerto e do desconhecido nos deixa sem ação. O medo por nós mesmos, pelos nossos amigos e familiares, nossos vizinhos e colegas de trabalho.

O medo da doença, da morte, da quebra da economia, do desemprego, da fome, do presente e do futuro.

Cercados de notícias controversas por todos os lados, bombardeados de informações de todos os tipos, vindas de quem também está buscando as informações e sentindo as mesmas sensações de medo e angústia.

Quando tudo parece desabar lá fora, se percebe o quanto somos frágeis e dependentes, que a nossa sensação de controle é apenas uma ilusão. Porém, apesar dos sentimentos ruins, também descobrimos o quanto podemos ser solidários e empáticos com os outros, que a humanidade não está “perdida” e sim, ela se une quando é necessário, vale a pena lutar por ela.

Os valores retomam seu sentido original e a gente percebe o quanto perdemos tempo com inutilidades e o quanto o simples direito de ir e vir é fundamental.

Quando tudo desaba eu tenho escolhas?

Nós sempre temos escolhas e arcamos com suas consequências. Cada passo seu, cada decisão e cada atitude é uma escolha. 

Passar o dia inteiro deitado é uma escolha, fazer uma atividade física é uma escolha. Cada uma delas traz uma consequência diferente. A decisão é sua.

Como me sentir melhor mesmo nesses tempos?

Tome atitudes!

*Escolha dois ou três canais informativos que confia e veja uma vez ao dia, por exemplo, você pode ler os sites de notícias pela manhã ou assistir o noticiário à noite. Fora isso, foque em outras atividades.

*Preste atenção no tempo de utilização das redes. É muito provável que você passe até 3 ou 4 horas direto sem se dar conta.

*Faça uma lista de atividade ou habilidades que sempre quis e nunca teve tempo. Agora você tem! Separe pelo menos, uma hora do seu dia para isso. Além de relaxar e tirar a atenção do problema, vais aprender uma coisa nova.

*Diversas empresas, aplicativos, instituições e sites liberaram centenas de livros, cursos, filmes, séries, documentários, workshops e atividades gratuitas. Aproveite!

Como ser o seu porto seguro?

Existem muitos conflitos internos para você resolver, muita coisa sobre você mesmo que ainda não descobriu e esse é o momento. O tempo livre é uma oportunidade de autoconhecimento. Descubra o que te faz feliz, o que te faz mais leve.

Estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Essa ferramenta maravilhosa chamada internet está aí para ajudar também. Diversos profissionais estão nas redes, milhares de video aulas com todo tipo de conteúdo que você possa imaginar. Quem sabe você pode aprender yoga ou pintura? Que tal um esporte ou uma dança?

Seus aprendizados e seu eu interior nunca serão tirados de ti, nem em tempos de paz, nem em tempos de guerra. Valorize seu interior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s