Pessimismo: comportamento e técnicas para contornar

É perfeitamente comum que nós tenhamos momentos de pensamentos negativos em algum momento, entretanto, algumas pessoas possuem isso como uma característica.

Nenhum comentário

O pessimismo é um estado de espírito caracterizado por enxergar as coisas de maneira negativa e também pode ser analisado como uma forma de autoproteção em que o indivíduo se baseia em acontecimentos anteriores numa tentativa de evitar possíveis situações emocionalmente frustrantes.

É perfeitamente comum que nós tenhamos momentos de pensamentos negativos em algum momento, entretanto, algumas pessoas possuem isso como uma característica.

As pessoas que estão presas na negatividade não conseguem aproveitar as oportunidades e maravilhas da vida por mais incríveis que elas sejam.

Quando essa mentalidade se torna um hábito, mesmo os momentos mais felizes vão desencadear uma onda de medos, culpas e frustrações.

A pessoa se mantém presa num círculo de auto destruição onde o caminho é cada vez mais fundo, pois a frustração aumenta a raiva, que atinge seu ápice e que por sua vez, desencadeia culpa e impotência. Enfraquecem a pessoa física e psicologicamente até não existir mais nada a sua volta a não ser razões para se sentir mal.

As únicas motivações existentes passam a ser proteção e sobrevivência, o que faz com que ela se feche para tudo e para todos. 

Isso se torna um problema físico e mental, pois a pessoa acredita que o fracasso faz parte de quem ela é e desiste de buscar melhorias.

Existe uma tendência do pessimismo aumentar conforme nós tornamos mais velhos, pois com o passar do tempo há um acúmulo de frustrações e de feridas cada vez maior.

O pessimismo impede o indivíduo de ter uma convivência saudável. Os convites e oportunidades de conhecer locais e pessoas interessantes são ignorados, com isso, a solidão e a depressão tornam-se problemas reais. Ninguém deseja estar perto de alguém que só vê o lado ruim de tudo. Porém, mesmo sendo desagradável ter esse tipo de companhia, é importante investigar porque ela é assim. Uma conversa franca, um espaço para expor sentimentos, sem julgamentos é a saída para entender as razões dos pensamentos negativos.

Em tempos de crise econômica, o pessimismo ganha força. A perda do emprego, redução do salário ou dificuldade para recolocar-se no mercado de trabalho deixa qualquer um desmotivado, o que é perfeitamente compreensível. Mas, lamentos apenas pioram uma situação que por si só é difícil. As dificuldades podem trazer consigo um mundo de oportunidades. 

Como pensar positivo em meio a tantos problemas? Existem técnicas para isso. Confira algumas dicas e coloque-as em prática hoje mesmo:

  • Analise uma situação adversa e dentro dela busque três aspectos positivos;
  • Quando o pessimismo atingi-lo com força total, não reprima esse pensamento, deixe vir à tona todos os absurdos e anote esses pensamentos. Após o devaneio, você verá que esse apocalipse existe apenas na sua cabeça e o quanto pensamentos negativos podem ser ruins;
  • Relembre situações onde foi muito pessimista, imagine que elas são filmes. Coloque-se no papel de diretor e analise quais as mudanças necessárias para mudar o rumo das histórias;
  • Pense nas situações que podem levá-lo ao pessimismo. Escreva o que gostaria de dizer e como gostaria de reagir;
  • Registre cada vez que conseguir superar o pessimismo. Mantendo um retrospecto você mantém forte a importância de pensar positivo.

Como ser positivo no trabalho?

Ninguém está livre de ter dias ruins no trabalho. Atividades que se multiplicam, prazos apertados, colegas que espalham sentimentos ruins. Atitudes positivas também fazem maravilhas no ambiente de trabalho. Veja dicas simples para tornar sua vida profissional mais produtiva:

  • Respiração abdominal profunda (ou respiração diafragmática). Nessa técnica, o corpo recebe uma carga completa de oxigênio. Ela traz relaxamento que alivia a ansiedade. Inspire lenta e profundamente. Encha os pulmões de ar. A respiração profunda ajuda na consciência corporal. Ao concentrar-se na respiração, as preocupações ficam em segundo plano;
  • Espalhe pensamentos positivos através de conversas, e-mails e espalhe bilhetes com frases de poder pela sua área de trabalho;
  • Pense o que pode aprender e o quanto pode crescer com as situações adversas.

As pessoas negativas sempre tem um problema para cada solução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s